Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas - São Paulo
No dia 7 de janeiro, o Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas, recebe o espetáculo musical “Heróis sem Monumento”, idealizado pelo compositor, cantor e instrumentista Marcílio Menezes. A entrada é gratuita.
O evento contará com duas atividades no mesmo dia, com ingresso único, válido para ambas:
Oficina de Percussão: 18h
Espetáculo Musical: 20h
Inspirado no contexto histórico da estrada férrea que ligava Bahia e Minas Gerais no século XIX, “Heróis sem Monumento” propõe uma jornada musical e poética que convida o público a refletir sobre memória, ancestralidade e representatividade. O espetáculo dá protagonismo às histórias invisibilizadas de negros e indígenas que tiveram papel fundamental na construção do Brasil, por meio de canções inéditas, poesias e textos autorais.
Com uma linguagem acessível e sensível, a narrativa valoriza o legado de resistência dessas comunidades e provoca uma reflexão crítica sobre a ausência de negros, indígenas e mulheres nos monumentos públicos e na história oficial do país.
Segundo Marcílio Menezes, o projeto nasce do compromisso com a memória coletiva:
“Este espetáculo é uma forma de devolver voz a quem foi silenciado. Através da música, da poesia e do encontro com o público, queremos trazer à luz trajetórias de resistência e repensar juntos a narrativa que constrói o Brasil.”
Além da apresentação musical, o projeto inclui uma oficina de percussão, a iniciativa reafirma o compromisso com a democratização do acesso à cultura, unindo arte e educação em uma experiência sensível e transformadora.
O projeto “Heróis sem Monumento” é realizado com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Edital Fomento CultSP PNAB nº 24/2024 – Gravação e Lançamento de Álbum Musical Inédito.
Ficha Artística
O espetáculo reúne artistas de destaque da música brasileira. Marcílio Menezes divide o palco com Luiz Maranhão, responsável pela direção musical e atuação como multi-instrumentista, além dos músicos:
Almir Cortes – bandolim
Claudinho Santana – percussão
Renato Cigano – acordeon
Claudio Oliveira – bateria
Maurycio Cruz – percussão
Vocais de apoio: Anaí Rosa e Georgia Nunes.
Sobre Marcílio Menezes:
Com mais de 30 anos de trajetória artística, Marcílio Menezes desenvolve um trabalho marcado pelo diálogo entre música, cultura popular e questões sociais. Desde o lançamento de seu primeiro disco, em 1993, recebeu premiações nacionais, dividiu projetos com nomes como Belchior e Rubem Alves e representou o Brasil em festivais internacionais, como o Printemps du Brésil, realizado em Toulouse (França), em 2023. É também fundador da Ingazeiro Produções, dedicada à valorização da diversidade cultural e da ancestralidade brasileira.
Evento Gratuito
Selecione a data
Selecione o horário
Classificação Indicativa: Livre
Compartilhar evento:
Newsletter
Receba eventos baseados nos seus gostos semanalmente.