Theatro Homerinho
R. Sá e Albuquerque, 450 - Jaraguá, Maceió - AL, Jaraguá - Alagoas
DENISE STOKLOS apresenta a leitura de "UM FAX PARA COLOMBO"
Referência no teatro brasileiro e no mundo, DENISE STOKLOS chega a Maceió para curta temporada. De 26 a 28 de novembro o público poderá conferir leitura de UM FAX PARA COLOMBO, no Theatro Homerinho - Jaraguá.
O espetáculo foi criado em 1992 para a ocasião das comemorações do Descobrimento da América, o texto dá voz a um náufrago metafórico, com menção aos navios Santa Maria, Pinta e Niña que chegaram aos nossos cais, e denunciando os fatos que atravessaram esse momento histórico.
O texto trata-se de uma espécie de manifesto, um lugar de denúncia, de panfleto contra a situação das coisas que envolvem os latino-americanos. Este náufrago denuncia os fatos que atravessam nossa história, destacando dados sobre todo tipo de violência contra os povos originários e que se perpetua até hoje, a escravidão negra, incluindo menções a tempos de ditadura militar e suas decisões. Sempre assinalando que 500 anos de história não são nada comparados com o feito de Colombo, como invasor, que hoje é representado por tudo aquilo que repete sua lei de dominação, em toda perpetuação da oligarquia, em todos agentes de usurpação.
O tom é de um encontro secreto, de uma oportunidade de dizer o que tanto se quer mas não há onde nem quem queira ouvir. Um texto rigoroso, porém otimista. A acolhida, em todos os diferentes teatros do mundo onde a peça foi apresentada é sempre comovedora, provocando muitas vezes lágrimas no público por identificar-se com os mesmos ou similares sinais de opressão, social ou pessoal.
“Escrevi originalmente esta peça para expressar meu profundo inconformismo em relação à aceitação da estrutura de exploração imposta pela colonização. Sou artista e latina, e, como tal, entendo minha missão e luta como um exercício essencial de questionamento do mundo, buscando caminhos libertários em prol da defesa e legitimidade de nossa cultura e brasilidade”.
REGRAS PARA MEIA-ENTRADA:
Estudantes (Com Carteira de Identificação Estudantil)
Pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário.
Direito a ingressos promocional: integrantes de movimentos socais
Jovens com idade de 15 a 29 anos de baixa renda inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (Mediante a apresentação da Identidade Jovem, acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional)
Idosos e Terceira Idade (Cartão de Aposentado ou RG para maiores de 60 anos)
Professores Rede Pública (Holerite ou Documento que comprove)
Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais, de acordo com a Lei Estadual 15.298/14.
(O direito ao benefício da meia-entrada é assegurado em 40% (quarenta por cento) do total dos ingressos disponíveis para cada evento).