Teatro Nova Iguaçu Petrobras
R. Cel. Bernardino de Melo, 1081 - Caonze, Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
A peça “A Baleia”, do dramaturgo norte-americano Samuel D. Hunter, protagonizada por José de Abreu, chega ao Teatro Nova Iguaçu Petrobras para duas apresentações nos dias 06 e 07 de Setembro.
O espetáculo marca o retorno de José de Abreu ao teatro após um hiato de mais de dez anos. Sua última aparição nos palcos foi em 2013, no espetáculo “Bonifácio Bilhões”, de João Bethencourt.
A obra, que aborda temas como isolamento e reconexão, ganhou ainda mais notoriedade com sua adaptação para o cinema em 2022. O filme, dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Brendan Fraser, rendeu ao ator o Oscar de Melhor Ator em 2023, por sua emocionante interpretação. A complexidade emocional do protagonista também se revela em sua trajetória íntima: homossexual, ele viveu um relacionamento amoroso marcado por perdas profundas, que influenciaram diretamente seu estado de saúde e isolamento. Essa camada da narrativa — tratada com sensibilidade e profundidade pelo texto de Samuel D. Hunter — confere à peça um olhar atento sobre temas como afeto, intolerância religiosa, sexual e aceitação, ampliando o alcance da montagem e estabelecendo um diálogo potente com o público LGBTQIA+.
Com tradução e direção de Luís Artur Nunes, com quem Zé de Abreu já trabalhou em outras montagens, como no monólogo “Fala, Zé!” (2006) e na montagem “A Mulher Sem Pecado" (2000), de Nelson Rodrigues, a versão teatral brasileira promete trazer ao palco a mesma intensidade dramática que consagrou a história no teatro e no cinema. “Foi um verdadeiro presente receber esse texto”, afirma o diretor. “Eu já havia gostado muito do filme, mas me apaixonei pelo texto teatral de Samuel D. Hunter. A dramaturgia é de excelência, construída no modo realista, mas com uma estrutura de grande modernidade. ‘A Baleia’ não segue uma linha narrativa tradicional — é uma espécie de narrativa em mosaico, cujos fragmentos se articulam num todo surpreendentemente coerente”.
Luís Artur ressalta ainda os temas abordados: “A peça nos fala de intolerância religiosa, homofobia, culpa, reconexão e empatia, sempre a partir de personagens humanos, complexos e cheios de contradições. É um material encharcado de emoção, e foi impossível não encarar esse desafio. Felizmente, estive cercado de um elenco extraordinário e de uma equipe artística e técnica da mais alta qualidade”.
Para viver o personagem de quase 300 quilos, Zé tem uma caracterização complexa. O ator usa, um figurino com enchimento e climatizado. O figurinista Carlos Alberto Nunes da Unirio, comanda o trabalho.
O elenco também conta com Luisa Thiré, Gabriela Freire, Eduardo Speroni e a participação especial de Alice Borges. A produção traz cenários assinados por Bia Junqueira, figurinos de Carlos Alberto Nunes, visagismo de Mona Magalhães, iluminação de Maneco Quinderé e trilha sonora de Federico Puppi.
O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e tem o patrocínio da CAIXA Residencial, seguradora que oferece soluções de seguros de moradias. Com o propósito de ampliar o acesso à cultura, a CAIXA Residencial tem valorizado a realização de projetos que destacam o impacto social, conectando experiências teatrais a diversos brasileiros, em diferentes regiões do país.
Samuel D. Hunter é um dramaturgo norte-americano conhecido por suas obras que exploram temas de isolamento, redenção e fragilidade humana, muitas vezes ambientadas em pequenas cidades dos Estados Unidos. “A Baleia” (The Whale), uma de suas peças mais aclamadas, estreou em 2012 e recebeu elogios pela sensibilidade com que aborda a história de um professor de inglês recluso e com obesidade severa que tenta se reconectar com sua filha adolescente.
José de Abreu acabou de interpretar o personagem Rodolfo Barros, na novela das 19h, “Volta por cima”. Ele pode também ser visto ainda na novela do Globoplay e Globo "Guerreiros do Sol", de George Moura e Sergio Goldenberg. Ele interpreta um dos antagonistas, coronel Elói, que começa a trama casado com Rosa, papel de Isadora Cruz.
FICHA TÉCNICA
José de Abreu em A BALEIA/ Texto: Samuel D. Hunter/ Tradução e Direção: Luís Artur Nunes
Elenco: Luisa Thiré, Gabriela Freire e Eduardo Speroni/ Participação especial: Alice Borges
Coordenação Artística: Felipe Heráclito Lima /Cenário: Bia Junqueira/ Figurino: Carlos Alberto Nunes/ Iluminação: Maneco Quinderé/ Trilha Sonora: Federico Puppi/ Visagismo: Mona Magalhaes/ Preparação Corporal: Jacyan Castilho/ Preparação Vocal: Jane Celeste/ Assistente de Direção: Claudio Benevenga / Assistente de Cenografia: Victor Aragão/ Assistente de Figurino: Arlete Hammond Rua/ Desenho Gráfico: Cadão/ Fotografia: Ale Catan/ Mídia Social: Lab Cultural/ Direção de Produção: Alessandra Reis/ Coordenação de Produção: Wesley Cardozo/ Produção Executiva: Cristina Leite/ Lei de Incentivo: Natália Simonete/ Produtores Associados: Alessandra Reis e Felipe Heráclito Lima
REGRAS PARA MEIA-ENTRADA:
Informamos que pessoas autistas e seus acompanhantes têm direito à meia-entrada! Para validar o desconto, basta apresentar a carteira de autista.
Estudantes (Com Carteira de Identificação Estudantil)
Pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário.
Jovens com idade de 15 a 29 anos de baixa renda inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (Mediante a apresentação da Identidade Jovem, acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional)
Idosos e Terceira Idade (Cartão de Aposentado ou RG para maiores de 60 anos)
Professores Rede Pública (Holerite ou Documento que comprove)
Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais, de acordo com a Lei Estadual 15.298/14.
Funcionário Petrobras - Valor de desconto de 50% aos funcionarios Petrobras, Associados Petrobras e Terceirizados Petrobras com crachá ou carteirinha
(Direito a 1 par de ingresso por CPF)
(O direito ao benefício da meia-entrada é assegurado em 40% (quarenta por cento) do total dos ingressos disponíveis para cada evento).
REGRAS PROMOCIONAIS:
Funcionário Petrobras - Valor de desconto de 50% aos funcionarios Petrobras, Associados Petrobras e Terceirizados Petrobras com crachá ou carteirinha
(Direito a 1 par de ingresso por CPF).