Quem nunca desejou encontrar-se consigo mesmo no futuro, só por curiosidade ou até para pedir um conselho? Ou quem não sonhou em visitar o passado e dizer umas verdades para sua versão mais jovem? A Dona da História é uma comédia que retrata esse improvável encontro.
Uma mulher, um personagem, dois tempos. Entretanto cada uma vive o mesmo tempo, seu tempo presente. Juliana Martins e Maitê Padilha interpretam a mesma mulher em fases diferentes da vida, aos cinquenta e aos quinze anos, numa espécie de acerto de contas entre juventude e maturidade, expectativa e realidade.
“A Dona da História” traz aos palcos Juliana e Maitê vivendo uma única personagem, a mesma vivida por Marieta Severo e Andreia Beltrão em 1998. Sucesso de público e crítica, a primeira montagem ganhou diversos prêmios e projetou mundialmente o texto. Agora, 26 anos depois, o grande sucesso teatral que tornou João Falcão um dos mais festejados dramaturgo e diretor brasileiro ganha nova montagem. Uma versão que continua atual e nos coloca diante de uma reflexão atemporal: como seria a vida se as escolhas fossem outras? Qual vida teríamos? Outros caminhos seriam possíveis? Se tivéssemos escolhido morarem outra cidade ou país, se a profissão escolhida foi realmente a certa e dentre tantas outras perguntas agora mais do que nunca, pertinentes, quando o ritmo temporal da vida parece se acelerar a todo instante.
Esta montagem promove o encontro no palco de duas atrizes realmente separadas por quase 35 anos, como no texto, e provoca uma reflexão palpável: revelar nessa diferença geracional, os questionamentos e sonhos de uma vida separada poeticamente na linha do tempo. “A peça fala sobre o tempo e as escolhas, fiz 50 anos e tenho pensado muito sobre as construções que fazemos ao longo da vida. E também escolhi esse texto quando quando conheci a Maitê e me vi nela quando tinha 20 anos, o mesmo jeitinho. A cereja do bolo é ser dirigida pelo Heitor, meu parceiro em tantos trabalhos e amigo de todas as horas”, diz Juliana.
Heitor Martinez fará sua estreia como diretor – com supervisão de João Batista –, para ele a peça mostra que a vida é complicada, mas que sempre vamos achar um caminho e todos os obstáculos serviram pra construir quem somos. “A peça propõe que a gente se ame, mesmo com nossos defeitos e se ame mais ainda com nossos tropeços”, diz.
Também será a estreia de Maitê nos palcos “é a minha primeira peça profissional e um grande marco na minha vida. Uma história sobre o tempo e, principalmente, o que a gente escolhe fazer com ele e como olhamos pra ele. A Ju e o Heitor foram colegas de turma na faculdade CAL que admirei durante um ano e meio estudando com os dois, trabalharmos juntos agora me deixa muito honrada e feliz”.
SINOPSE
A Dona da História é uma deliciosa comédia que fala do universo feminino e mostra uma mulher de meia idade conversando com seu passado, ela própria 35 anos mais jovem e reinventando sua história.
A peça é uma bem-humorada aventura sobre o tempo e os seus contratempos. Os sonhos de uma jovem e a maturidade de uma mulher, os encontros e desencontros com o tempo causam um jogo teatral delicioso entre as atrizes e convida o público a refletir também sobre a sua própria história.
FICHA TÉCNICA:
Texto: João Falcão
Direção: Heitor Martinez
Supervisão de direção: João Batista
Elenco: Juliana Martins e Maitê Padilha
Participação: Caio Paranaguá
Figurino: Ticiana Passos
Desenho de Luz: Adriana Ortiz
Trilha Original e Assistência de Direção: Caio Paranaguá
Supervisão de Movimento: Soraya Bastos
Projeto Gráfico: Felipe Loureiro
Mídia Social: Giovanna Topfer
Fotos: Helena Markun
Direção de Produção: Marcia Andrade
Produtoras Associadas: Juliana Martins e Maitê Padilha
Idealização: Juliana Martins
Realização: Bubu Produções
REGRAS PARA MEIA-ENTRADA
Informamos que pessoas autistas e seus acompanhantes têm direito à meia-entrada! Para validar o desconto, basta apresentar a carteira de autista.
Estudantes (Com Carteira de Identificação Estudantil)
Pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário.
Jovens com idade de 15 a 29 anos de baixa renda inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (Mediante a apresentação da Identidade Jovem, acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional)
Idosos e Terceira Idade (Cartão de Aposentado ou RG para maiores de 60 anos)
Professores Rede Pública (Holerite ou Documento que comprove)
Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais, de acordo com a Lei Estadual 15.298/14.
(O direito ao benefício da meia-entrada é assegurado em 40% (quarenta por cento) do total dos ingressos disponíveis para cada evento)
REGRAS PROMOCIONAIS:
Funcionário Petrobras - Valor de desconto de 50% aos funcionarios Petrobras, Associados Petrobras e Terceirizados Petrobras com crachá ou carteirinha
(Direito a 1 par de ingresso por CPF)
REGRAS PROMOCIONAIS
A Parceria destina-se aos clientes da VIVO, pessoas físicas, participantes do programa de relacionamento ''VIVO VALORIZA'' (Cliente Elegível'')
DO BENEFÍCIO
Constitui objeto desta parceria a concessão, aos Clientes Elegíveis, do seguinte benefício: 50% (cinquenta por cento) de desconto na compra de até 2 (dois) ingressos para o espetáculo ''Meninas Velhas'', que fará apresentações no Rio de Janeiro inicio previsto para 07/06/2024 e término em 31/08/2024
O benefício acima descrito não será cumulativo e fica sujeito á lotação da sala.
O benefício não poderá, em qualquer hipótese, ser convertido em dinheiro.
DO RESGATE E UTILIZAÇÃO DO BENEFÍCIO
O resgate do benefício poderá ser realizado pelo Cliente Elegível no período de 07/06/2024 a 31/08/2024. O simples resgate não garantem os ingressos, exceto quando a aquisição estiver disponibilizada através do site parceiro Ingresso Digital (www.ingressodigital.com) Para efetuar o resgate do benefício, o Cliente Elegível deverá acessar a seção ''Vivo Valoriza'' no aplicativo da Vivo (o App Vivo) buscar a página de cultura e localizar o presente benefício.
O Cliente elegível deverá apresentar o voucher impresso ou digital com QR CODE pelo celular ou o e-mail impresso no dia do Espetáculo para validação.
O benefício é inegociável e intrasferível a terceiros, sucessores ou herdeiros, sendo de uso exclusivo pelo Cliente Elegível.